Professores e alunos publicam 7 artigos no WebMedia 2009

Professores e alunos do Departamento de Informática (DI) da UFPB, membros do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID), têm 7 artigos aceitos para publicação no XV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia). No evento principal, o trabalho "Arquitetura para produção e colaboração de conteúdo de TV na Internet" tem autoria de Felipe Oliveira, Jorge Mangueira, alunos do Mestrado em Informática da UFPB (PPGI), e Guido Lemos, professor do DI.

O IX Workshop de Teses e Dissertações (WTD) teve 5 artigos aprovados. Os artigos "Um Modelo para Criação de Conteúdo Multiplataforma em Ambientes de TV Digital", de André Palmeira, e "Um Modelo de Processo de Testes para os Componentes do Núcleo Comum do Middleware OpenGinga", de Caio Caroca, são trabalhos do Mestrado em Informática da UFPB orientados pela professora Tatiana Tavares. Já o artigo "A3TV: Plataforma para produção e compartilhamento de Conteúdo Multimídia no contexto da Web 2.0", de Felipe Oliveira, aluno do Mestrado em Informática-UFPB, e "Um modelo escalável para integração de redes de TV", de Carlos Dias, aluno de doutorado em Sistemas e Computação-UFRN, são orientados por Guido Lemos. Por fim, o trabalho "JCollab: Plataforma Baseada na Web 2.0 para Produção de Conteúdo Jornalístico de Forma Colaborativa e Social", do também aluno do PPGI Jorge Mangueira, é orientado pelo professor Álvaro Medeiros.

Por último, o artigo "Arthron: Uma Ferramenta para Performances Artístico-Midiáticas Distribuídas" foi aceito no VIII Workshop de Ferramentas e Aplicações. Os autores são Erick Melo, aluno de mestrado, Alexander Pinto, Júlio Silva, Rennan Toscano, alunos do Bacharelado em Ciência da Computação da UFPB, Tatiana Tavares, e Dênio Sousa, professor do IFPB (antigo CEFET-PB).

O WebMedia, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é o principal fórum para pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia, Hipermídia e Web no Brasil, e será realizado de 5 a 7 de Outubro de 2009 em Fortaleza-CE. Mais informações do WebMedia em http://www.sbc.org.br/webmedia/webmedia2009