Aluno paraibano consegue medalha na Olimpíada Internacional de Informática

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é voltada para alunos de Ensino Fundamental e Médio, e é dividida em duas modalidades: a Modalidade de Iniciação, para alunos até o 9o ano do Ensino Fundamental, que ainda não sabem programar, e a Modalidade de Programação, para alunos a partir do 9o ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Desde 2007, o Departamento de Informática (DI) da UFPB, na pessoa da Professora Valéria Gonçalves Soares, Secretária Regional da SBC, tem desenvolvido esforços na divulgação da Olimpíada Brasileira de Informática no Estado da Paraíba. Naquele mesmo ano, alunos de alguns colégios particulares de João Pessoa e de Campina Grande, já começaram a brilhar, trazendo para a Paraíba medalhas de Ouro, Prata e Bronze, mas apenas no nível de Iniciação.

No início de 2008, as professoras do DI, Valéria Gonçalves Soares e Tatiana Aires Tavares, junto com uma equipe de alunos pós-graduandos, ministraram um curso de Iniciação à Programação para alguns alunos de colégios particulares, no total de 20 vagas. Naquele ano, já o menino prodígio Felipe Abella Cavalcante Mendonça de Souza, ainda com 15 anos, participou do curso da UFPB, e trouxe para a Paraíba a medalha de Prata na modalidade de Programação I na OBI, e, como prêmio, foi contemplado com o Curso de Programação Avançada na Unicamp. No ano de 2009 a Paraíba também se destacou na OBI, trazendo diversas medalhas de ouro, prata e bronze nas duas modalidades. Para ver estes resultados, consulte http://olimpiada.ic.unicamp.br/

No nível de Programação II (último nível), o aluno paraibano Felipe ficou em 2o lugar, com medalha de Ouro, e, após a realização da Seletiva para a Olimpíada Internacional, foi classificado em 1o lugar, em nível nacional, competindo com os melhores do País, ou seja, alunos do ITA de São Paulo, por exemplo! Para garantir uma medalha na Olimpíada Internacional de Informática (IOI2009), competição que envolve estudantes do ensino médio de vários países, Felipe recebeu a orientação especial do professor do Lucídio dos Anjos Formiga Cabral, do Departamento de Informática.

Depois de uma semana de muita competição na cidade de Plovdiv, Bulgária, no dia 14 de agosto último, foram finalmente conhecidos os medalhistas da Olimpíada Internacional de Informática (IOI2009): Felipe Abella de Souza (Colégio GEO Tambaú, PB) recebeu uma medalha de prata, melhor colocação brasileira no ano, enquanto André Hahn Pereira (Colégio Objetivo, SP) e Gabriel Luís Melo Dalalio (ITA, SP) receberam medalhas de bronze. Renato Ferreira Pinto Júnior (Colégio Objetivo, SP), de apenas 14 anos, também teve um ótimo desempenho, mas ficou a poucos pontos aquém da medalha de bronze.

Depois da premiação da IOI2009, as delegações ibero-americanas se juntaram para a premiação da Olimpíada Ibero-Americana de Informática (CIIC2009), realizada em julho passado. Nessa competição os quatro alunos da equipe brasileira conseguiram medalhas: Renato recebeu medalha de bronze, André e Felipe receberam medalhas de prata e Gabriel recebeu medalha de ouro.

A equipe brasileira, acompanhada dos profs. Ricardo Anido e Wanderley Guimarães, foi selecionada entre os melhores alunos da Olimpíada Brasileira de Informática, e teve o patrocínio da Fundação Carlos Chagas. Para fotos consulte http://www.ic.unicamp.br/~ranido/ioi2009

PARABÉNS A TODOS! Felipe, a Paraíba está orgulhosa de você!