PET.Com realiza II Semana de Computação

O Programa de Educação Tutorial de Ciência da Computação da UFPB (PET.Com), juntamente com o Departamento de Informática (DI) e a Sun Microsystems, realiza a II Semana da Computação entre os dias 14 e 18 de Setembro de 2009 no Auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), localizado no mesmo prédio do DI. O evento, gratuito e aberto ao público, objetiva promover a integração entre os alunos do curso e informá-los sobre as novidades na área.

A II Semana de Computação terá as seguintes atrações: Recepção dos Feras 2009.2, Microsoft Day, Sun Day, Encontro de Integração Empresa-Universidade (empresas-setor acadêmico). Haverá ainda realização de dois mini-cursos: Técnicas para Programação de Jogos e Programação de Jogos usando Ruby. Cada um custa R$ 10,00.

A seguir a programação completa do evento:

Segunda-Feira (14/09) – Microsoft Day

• 10:00 - .NET Open Source, Pedro Alves
  • 11:00 - Produtividade com Windows Seven, Raphael Marques (Mestrado em Informática-UFPB)

Terça-Feira (15/09) – Recepção dos Feras (exclusivo aos alunos de Ciência da Computação)

Quarta-Feira (16/09) – II Encontro de Integração Empresa-Escola

• 8:30 – Sun Microsystems,  Elenilson Vieira
  • 9:00 – DOMM, Derzu Omaia
  • 10:00 – RedeSoft, Robson Benedito
  • 11:00 – Lei da Informática, Denio Mariz
  • 14:00 – VSoft, Pedro Alves
  • 15:00 – e-Gen, Anderson Teixeira
  • 16:00 – SIUSP, Luis Renato

Organização: Elenilson Vieira

Sexta-Feira (18/09) – Sun Day

• 9:00 – Java Collections, Tomaz Lavieri, Sun Certified Java Programmer 6.0
  • 10:30 – JavaME no Mercado Mobile, Erisvaldo Junior, Graduando em Ciência da Computação pela UFPB e pesquisador do LabTEVE
  • 14:00 – JavaFX 1.2, Raphael Marques, Mestrando em Informática pela UFPB
  • 15:00 – Integração do Sun SPOT com a TV Digital Brasileira, Ricardo Mendes, Graduando em Ciência da Computação pela UFPB e pesquisador do LAVID
  • 16:00 – JavaEE: Desenvolvendo Aplicações Baseadas em Ajax: Diego Pessoa, Mestrando em Informática pela UFPB

Organização: Elenilson Vieira

Mini-cursos

1. Técnicas para Programação de Jogos: O desenvolvimento de jogos é uma das áreas da computação mais complexas e divertidas. Porém a maior parte do material existente na Web fala sobre efeitos visuais e assuntos mais avançados, raramente, trata da lógica básica de um jogo. Neste mini-curso você irá conhecer várias técnicas utilizadas para programação jogos e aprenderá como utilizá-las para a criação de vários tipos de jogos.
    Horário: terça-feira (15/09/09) e quinta-feira (17/09/09), 8 às 12h
    Local: Laboratório ADA
    Vagas: 14 computadores, 6 notebooks
  2. Programação de Jogos usando Ruby: Ruby é uma linguagem dinamicamente
    tipada de altíssimo nível, semelhante a Python. Apesar de seu uso ter se popularizado pelo framework web Rails, ela não se limita a isso. Neste mini-curso você aprenderá um pouco de Ruby e vai utilizá-la em uma das partes mais divertidas da computação: o desenvolvimento de jogos.
    Horário: terça-feira (15/09/09) e quinta-feira (17/09/09), 14 às 16h
    Local: Laboratório ADA