Apresentação do Curso de Matemática Computacional

O Curso de Graduação em Matemática Computacional será estabelecido pelo Departamento de Informática, que é constituído por um corpo docente altamente qualificado, e contará com disciplinas de outras Unidades da UFPB, dentre as quais se destacam o Departamento de Estatística, o Departamento de Matemática e o Departamento de Física. Assim, o curso congrega docentes de diversas áreas do conhecimento proporcionando a formação do corpo discente numa das seguintes subáreas de concentração:

  • Ênfase em Simulação Numérica de Equações Diferenciais;
  • Ênfase em Otimização.

Posteriormente e após a consolidação do curso, pretende-se desenvolver a seguinte subárea:

  • Ênfase em Modelagem Computacional,

que irá se congregar com as áreas existentes através da aplicação de modelos e métodos matemáticos e computacionais para a solução de problemas científicos e tecnológicos nos diversos campos da Computação Científica, como a Física Computacional e a Bioinformática.

Este curso visa, portanto, suprir a demanda caracterizada pelo perfil de conhecimento multidisciplinar para formar profissionais de alto nível, capacitados para o desenvolvimento de atividades tanto na área acadêmica quanto nos setores produtivos e de serviços.

Concepção do Curso

O Curso de Matemática Computacional está comprometido com o desenvolvimento de competências que possibilitem ao estudante, e futuro profissional, desenvolver modelos matemáticos de forma sistêmica e propor soluções computacionais alinhadas às necessidades das aplicações, transformando-o num agente fundamental da integração Universidade-empresa, indispensável para o desenvolvimento tecnológico regional e nacional. Portanto, o Curso de Matemática Computacional da Universidade Federal da Paraíba, prevê que seu egresso esteja apto a ingressar no mercado de trabalho, atuando na execução, supervisão e consultoria de projetos em empresas, além de estimular o ingresso em programas de pós-graduação daqueles egressos que optarem por carreira voltada para a pesquisa e/ou para o magistério superior.